top of page
  • Foto do escritorInterlace

Os 5 principais mitos sobre a queda de cabelos

A perda de cabelos é mais comum do que gostamos de admitir, uma em cada cinco pessoas experimentam na sua vida a queda de cabelos. No entanto, existem muitas especulações sobre o que realmente causa a queda de cabelo, o que levou à disseminação de mitos ou falsas crenças que as pessoas criaram ao longo dos anos. A perda de cabelos ou alopecia decorre de uma variedade de fatores, como questões hereditárias, problemas de saúde, idade e até funções celulares no couro cabeludo. Como líderes na indústria de recuperação capilar, sentimos que é nosso dever poder informá-los a respeito de alguns fatos para que você possa diferenciar entre a verdade e as falsas crenças sobre a perda de cabelos, mas antes de falarmos sobre os fatos, estaremos discutindo os 5 principais mitos sobre a perda de cabelo.

Mito 1: Usar chapéus e bonés causa queda de cabelo


Quem não usa chapéu ou boné hoje em dia? Chapéus e bonés se tornaram um item básico no uso diário das pessoas, e até se tornaram um requisito em alguns lugares. No entanto, é comum as pessoas assumirem que usa-los causa queda de cabelos porque acredita-se que esses acessórios podem criar atrito contra o couro cabeludo e podem levar à perda de cabelos. No entanto, isso é uma mentira completa. A verdade é que, se você usar o mesmo chapéu ou boné constantemente sem lavá-lo, os óleos e a sujeira acumulados podem causar danos ao couro cabeludo que podem levar a infecções e, neste caso, podem levar à queda de cabelo. Outra afirmação é a ideia de que o cabelo está sendo sufocado pelo chapéu, pois, segundo eles, o cabelo precisa de ar para respirar e crescer. No entanto, não há evidências científicas para provar isso, pois a raiz do cabelo recebe oxigênio do sangue no couro cabeludo e não do próprio ar. Portanto, usar chapéus e bonés não leva à perda de cabelos.


Mito 2: Poros entupidos causam queda de cabelo


Poros entupidos no couro cabeludo realmente causam acne, não perda de cabelos. Se fosse esse o caso, tudo o que seria necessário seriam produtos capilares medicamentosos, um tratamento de limpeza profunda ou simplesmente lavar bem os cabelos para que a queda de cabelo não ocorresse mais. Como isso não é verdade, isso torna essa afirmação apenas mais um mito na lista. No entanto, existem alguns xampus de limpeza e produtos relacionados ao couro cabeludo que podem retirar a sujeira e óleos no couro cabeludo e que podem levar a um crescimento mais saudável dos cabelos a longo prazo.


Mito 3: A perda de cabelo ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo no couro cabeludo


A diminuição do fluxo sanguíneo no couro cabeludo é, na verdade, o resultado da perda de cabelos, mas não é a sua causa. O aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo estimula o crescimento do cabelo e isso acontece naturalmente, mas de fato verificamos que o fluxo sanguíneo diminui quando há menos cabelos no couro cabeludo. No entanto, nenhum estudo mostrou que a diminuição da circulação sangue no couro cabeludo causa a queda de cabelos.





Mito 4: Lavar os cabelos com frequência causa queda de cabelo


Lavar os cabelos com frequência não causa queda de cabelos. É completamente normal perder alguns fios de cabelo durante o banho, pois é normal que uma pessoa média perca cerca de 100 fios por dia. Este mito provavelmente foi criado por pessoas que podem estar sofrendo de perda de cabelos (por motivos diversos) e culpam os cabelos extras achados no box do chuveiro. No entanto, não há correlação com a lavagem frequente do cabelo e à perda de cabelos.


Entretanto, quando lavar os seus cabelos procure usar água morna ou fria, pois a água excessivamente quente pode produzir oleosidade no couro cabeludo, além de levar a perda do brilho e ao ressecamento dos cabelos, propicia o surgimento de dermatite seborréica e da caspa pelo excesso de oleosidade decorrente apenas do uso da água quente e não por causa da freqüência em que se lava os cabelos, e a dermatite seborréica pode de fato levar à queda de cabelos no couro cabeludo.


Mito 5: A exposição frequente ao sol causa queda de cabelo

A luz solar e a exposição a ela não causam queda dos fios cabelo. No entanto, há pessoas que acreditam que isso seja verdade. Sim, não há dúvida de que a exposição ao calor pode causar danos aos cabelos, mas não há estudos científicos que comprovem que a exposição ao sol cause a queda de cabelos, nem houve correlação entre os dois. Basicamente, você pode continuar aproveitando o sol sem se preocupar com a queda de cabelos por esse motivo, só não se esqueça de aplicar seu filtro solar ou proteger o couro cabeludo da exposição solar para evitar queimaduras na pele.


Resumo:


Embora os mitos em torno da perda de cabelos possam continuar por muito tempo, queremos que você esteja ciente dos fatos para que não seja mal informado. A perda de cabelos pode ser causada por uma variedade de fatores diferentes, como hereditariedade, problemas de saúde, idade, uso de medicamentos e até das funções celulares no couro cabeludo. Nem todo mundo que sofre de queda de cabelos é afetado da mesma maneira, pois alguns experimentam queda de cabelo parcial, outros perda de cabelo completa ou até perda de cabelo temporária.


Cada pessoa lida de maneira diferente, se você ou alguém que você conhece tem problemas de perda de cabelo, qualquer dúvida ou preocupação sobre a perda de cabelos, você pode contar com a Interlace para ajudar.


Para se obter mais informações sobre nossas soluções de eliminação da calvície e saber mais detalhes sobre as várias opções disponíveis, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3872-2944 ou envie um e-mail para atendimento@interlace.com.br

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page