top of page
  • Foto do escritorInterlace

Quais são as razões pelas quais os homens perdem os cabelos e de que forma elas podem te afetar.

Perda de cabelos é um dos problemas mais preocupantes enfrentados pelos homens. Não é à toa que em algum momento uma pergunta sempre vem a tona. Por que os homens perdem os cabelos? Há muitas razões por trás da calvície masculina, tais como:


CALVÍCIE HEREDITÁRIA


A perda de cabelos causada pelos genes é a primeira coisa que vem à mente de todo homem que luta contra a calvície. Também conhecida como alopecia androgenética, é um problema comum em que o homem começa a perder os cabelos graças aos genes herdados de seus pais.


Uma pessoa que sofre de calvície de padrão hereditário geralmente começa a perder cabelos na linha frontal e na coroa do couro cabeludo, formando um padrão em forma de um M. Por fim, apenas uma margem de cabelos ao longo das laterais e na parte de trás do couro cabeludo permanece inalterada.


Os médicos ainda não encontraram a razão por trás da calvície hereditária causada por uma súbita mudança hormonal. E justamente é essa o motivo pelo qual a calvície de padrão genético não pode ser tratada.


ESTRESSE


Ter estresse é uma das maiores razões por trás da perda excessiva de cabelo entre os adultos jovens. É a reação do nosso corpo a qualquer mudança que requer um ajuste ou resposta. Você pode experimentar o estresse devido ao seu ritmo de vida e até por causa de seus pensamentos. Além de afetar sua saúde mental, muito estresse também pode levar a problemas de queda de cabelos nos homens, deixando você se perguntando o que fazer.


A perda de cabelos causada pelo estresse tem três tipos: eflúvio telógeno, tricotilomania e alopecia areata e geralmente pode ser percebida enquanto você penteia ou lava seus cabelos. No entanto, a perda de cabelos causada pelo estresse não durará para sempre se for tratada a tempo.


MEDICAMENTOS


A queda de cabelo causada por medicamentos é um dos motivos mais comuns de perda de cabelo entre os homens.

Geralmente é de natureza temporária e ocorre principalmente em dias ou semanas após o início de um novo medicamento ou a alteração da dosagem. O desenvolvimento da perda de cabelos depende da droga e da sua predisposição individual.

Existem dois tipos de condições de perda de cabelo desencadeadas em homens por medicamentos. Um é o eflúvio anágeno e o outro é o eflúvio telógeno.

No entanto, a perda de cabelos medicamentosa é temporária e desaparece depois que você ajusta a dosagem ou interrompe o uso do medicamento.





INFECÇÕES NO COURO CABELUDO


As infecções no couro cabeludo são uma das maiores razões e contribuem de forma significativa para a perda de cabelos entre os homens. Existem muitos tipos de infecções que podem ocorrer no couro cabeludo e são causadoras de queda de cabelos.

Algumas das infecções comuns são a foliculite, a micose, a esclerodermia, a pediculose e a acne no couro cabeludo. As infecções no couro cabeludo podem ser curadas com tratamentos médicos ou até mesmo remédios caseiros.


ALOPECIA AREATA


A alopecia areata é um distúrbio auto-imune comum que causa a perda de cabelos causando falhas no couro cabeludo. O padrão típico tende a ter forma arredondada ou ovalada, em uma ou mais áreas do couro cabeludo, as falhas tem aproximadamente o tamanho de uma moeda grande.

Esta doença auto-imune causa 80% de perda de cabelo e também afeta várias áreas do corpo humano, incluindo sobrancelhas, cílios e pêlos do peito. A queda de cabelos causada pela alopecia areata pode ser recuperada dentro de alguns meses, mas em alguns casos, pode causar perda de cabelo permanente. Não há cura para a alopecia areata, mas existem alguns tratamentos que podem ajudá-lo a superar esse problema.


PRODUTOS PARA OS CABELOS


Muitos homens usam produtos para pentear seus cabelos, tinturas e outros produtos químicos, na maioria das vezes eles não sabem sobre os seus efeitos colaterais. O uso excessivo de produtos para o cabelo danifica o cabelo e provoca a sua queda.

A queda de cabelos também pode ser desencadeada pelo uso exagerado de um simples secador de cabelo, pois o calor desse aparelho pode tornar o cabelo seco e quebradiço e o uso diário faz com que o cabelo perca a umidade, levando a queda precoce de cabelos.





A PSORÍASE


A psoríase é uma condição da pele na qual manchas vermelhas e escamosas são formadas no couro cabeludo, causando coceira e desconforto. Coçar o couro cabeludo pode piorar esse problema, levando à perda de cabelos. A psoríase do couro cabeludo pode ser leve, moderada ou grave, com casos que variam de leve descamação ao surgimento de placas espessas. Essa condição pode aparecer em qualquer lugar do couro cabeludo na forma de pequenas manchas e em alguns casos pode até cobrir toda a área.

Apesar da perda de cabelos causada pela psoríase ser temporária, perdem-se cabelos ao coçar o couro cabeludo infectado por essa enfermidade.



648 visualizações0 comentário
bottom of page